ATIVIDADES DE ESTIMULO À LINGUAGEM PARA
BERÇÁRIO
3 Meses:
* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);
3 a 4 Meses:
* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular
* Seguir o objeto focalização
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);
3 a 4 Meses:
* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular
* Seguir o objeto focalização
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Lados / Diagonais
* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:
- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas
* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo
4 a 6 Meses:
* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha
6 a 7 Meses:
* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.
8 a 12 Meses:
* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa
1 a 2 anos e 5 meses:
* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes
* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:
- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas
* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo
4 a 6 Meses:
* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha
6 a 7 Meses:
* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.
8 a 12 Meses:
* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa
1 a 2 anos e 5 meses:
* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes
Continente X Conteúdo:
* Apresentação de fantoches
* Apresentação de figuras em livros
* Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação.
* Imitação de seqüências de movimentos
* Imitação diferida (faz de conta)
* Incentivo à brincadeira simbólica.
ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS
* Apresentação de fantoches
* Apresentação de figuras em livros
* Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação.
* Imitação de seqüências de movimentos
* Imitação diferida (faz de conta)
* Incentivo à brincadeira simbólica.
ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS
Sugestões de atividades e estímulos para o berçário
"O adulto precisa apresentar o mundo"
* Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
* Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
* Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa,
encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
* Tampas de Nescau com figuras.
* Cds com figuras, furado e usado como móbile.
* Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
* Janelinhas das sensações.
* Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
* Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter,
lantejoula...
* Varal das sensações.
* Cestos dos tesouros.
* Pendulo com bola e elástico colado no teto
* Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a
respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam
existindo mesmo quando saem do campo de visão.
_ COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto
grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente.
Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns
segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e
pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a
procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a
compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.
Encaixes (para bebês)Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
Encaixes (para bebês)Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos
e formatos.
_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o
menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre
o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e
colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois
deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso. Você pode fazer:
Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e
emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.
Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!_ IDADE A partir de 3 meses.
Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!_ IDADE A partir de 3 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a
ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
_ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.
_ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.
Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
_ ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e
coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses
recipientes. Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água,
óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê
perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.
Estimulação Motora
|
Estas
aulas acontecem semanalmente nos dois períodos do dia
(manhã e tarde), tanto para a Fase I (de Objetivo geral: Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária. Oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento. Conteúdos: 1) Estimulação auditiva: Músicas / Sons Objetivo: Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc. Estratégia: Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc). 2) Estimulação viso-motora: Manipular objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas, bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros. Objetivo: Aprimorar a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores. Estratégia: Através de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc. 3) Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar Objetivo: Expressar diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato de saltar. Estratégia: Através de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada, túnel). 4) Estimulação sensória - motora Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição). Estratégia: Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc. |
A
MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.
Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
(MOVIMENTO) MEU CORPO
Para a criança pequena, mover-se é muito mais do que mexer o corpo ou se deslocar. É uma forma de se comunicar. A aquisição de novas habilidades permite que ela atue de forma cada
vez mais independente no mundo. Essa autonomia só é conseguida com a confiança em si mesma e no ambiente. Por isso, é fundamental que a escola ofereça possibilidades de autoconhecimento e um espaço seguro e estimulante
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.
Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
(MOVIMENTO) MEU CORPO
Para a criança pequena, mover-se é muito mais do que mexer o corpo ou se deslocar. É uma forma de se comunicar. A aquisição de novas habilidades permite que ela atue de forma cada
vez mais independente no mundo. Essa autonomia só é conseguida com a confiança em si mesma e no ambiente. Por isso, é fundamental que a escola ofereça possibilidades de autoconhecimento e um espaço seguro e estimulante
Berçário
I ( 4 meses a 1 ano e meio)
Objetivo: Transmitir um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando ao bebê um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
Objetivo: Transmitir um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando ao bebê um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
Atividades:
• Cuidados básicos de higiene e saúde;
• Estimulação tátil, através de carícias e afago ao bebê;
• Estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de bebê;
• Estimulação verbal, por meio de conversas,sons de brinquedos e músicas;
• Estimulação motora básica do bebê, incentivando a criança a buscar um objeto primeiro com as mãos, depois arrastando-se ou engatinhando até que ele consiga andar;
• Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo;
• Introdução de alimentos com alegria e paciência;
• Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário;
• Banhos agradáveis, acompanhados de conversas, livros e músicas;
• Músicas gestuais e cantigas de roda;
• Incentivo à fala
• Cuidados básicos de higiene e saúde;
• Estimulação tátil, através de carícias e afago ao bebê;
• Estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de bebê;
• Estimulação verbal, por meio de conversas,sons de brinquedos e músicas;
• Estimulação motora básica do bebê, incentivando a criança a buscar um objeto primeiro com as mãos, depois arrastando-se ou engatinhando até que ele consiga andar;
• Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo;
• Introdução de alimentos com alegria e paciência;
• Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário;
• Banhos agradáveis, acompanhados de conversas, livros e músicas;
• Músicas gestuais e cantigas de roda;
• Incentivo à fala
Berçário II ( 1 ano e meio a 3
anos)
Objetivo: promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase à musicas, à artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas.
Objetivo: promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase à musicas, à artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas.
Atividades:
• Brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-monta;
• Estimulação do próprio corpo;
• Trabalhos manuais com massinhas e argila;
• Garatujas: pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta;
• Incentivo ao uso do banheiro/ penico (controle de esfíncteres);
• Incentivo ao uso de escova de dentes;
• Incentivo a alimentar-se sozinho;
• Integração social, por brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
• Incentivo e desenvolvimento da fala, procurando ampliar o vocabulário;
• Traçados simples: coordenação motora;
• Apresentação das cores;
• Contos de histórias curtas;
• Atividades de músicas e cantigas de rodas;
• Brincadeiras de imitação;
• Brincadeiras livres no parque;
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar a si próprio e/ou ao outro em perigo.
• Brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-monta;
• Estimulação do próprio corpo;
• Trabalhos manuais com massinhas e argila;
• Garatujas: pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta;
• Incentivo ao uso do banheiro/ penico (controle de esfíncteres);
• Incentivo ao uso de escova de dentes;
• Incentivo a alimentar-se sozinho;
• Integração social, por brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
• Incentivo e desenvolvimento da fala, procurando ampliar o vocabulário;
• Traçados simples: coordenação motora;
• Apresentação das cores;
• Contos de histórias curtas;
• Atividades de músicas e cantigas de rodas;
• Brincadeiras de imitação;
• Brincadeiras livres no parque;
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar a si próprio e/ou ao outro em perigo.
Maternal (3 a 4 anos)
Objetivo: Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina, introduzir conceitos disciplinares.
Objetivo: Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina, introduzir conceitos disciplinares.
Conteúdos:
1 – Coordenação motora ampla;
2 – Coordenação motora fina;
3 – Discriminação auditiva e visual;
4 – Expressão oral (historias, músicas, contos, teatro, etc);
5 – Estudo do nome próprio;
6 – Apresentação das vogais;
7 – Reconhecimento, discriminação e contagem dos numerais de 1 até 10;
8 – Reproduzir seqüências e seriações;
9 – Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
10 – Desenvolver a lateralidade;
11 – Introduzir o raciocínio lógico e suas estruturas;
12 – Estimular o conhecimento da história brasileira, por meio das datas comemorativas;
13 – Desenvolvimento da socialização;
14 – Desenvolver noção de hoje, ontem, amanhã, bem como dia e noite;
15 – Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
16 – Estimulação do meio ambiente;
17 – Desenvolver a capacidade de auto-higiene corporal, localizando e nomeando as partes do corpo;
18 – Estimulação dos 5 sentidos;
19 – Desenhos livres.
1 – Coordenação motora ampla;
2 – Coordenação motora fina;
3 – Discriminação auditiva e visual;
4 – Expressão oral (historias, músicas, contos, teatro, etc);
5 – Estudo do nome próprio;
6 – Apresentação das vogais;
7 – Reconhecimento, discriminação e contagem dos numerais de 1 até 10;
8 – Reproduzir seqüências e seriações;
9 – Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
10 – Desenvolver a lateralidade;
11 – Introduzir o raciocínio lógico e suas estruturas;
12 – Estimular o conhecimento da história brasileira, por meio das datas comemorativas;
13 – Desenvolvimento da socialização;
14 – Desenvolver noção de hoje, ontem, amanhã, bem como dia e noite;
15 – Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
16 – Estimulação do meio ambiente;
17 – Desenvolver a capacidade de auto-higiene corporal, localizando e nomeando as partes do corpo;
18 – Estimulação dos 5 sentidos;
19 – Desenhos livres.
Planejamento
Bercario 2
Objetivos: Oportunizar a construção da
identidade e cooperação, estimular a imaginação criativa, estabelecer contato
com seus pares e explorar situações de interação social.
SEGUNDA-FEIRA
Rodinha
Música - O sapo não lava o pé (A professora canta a música junto com a criança)
Histórinha com livro de pano para bebês (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de esconde-esconde com lençol
TERÇA-FEIRA
Rodinha
Música – Fui no Itororó
Histórinha com fantoches (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de rolar no colchonete
QUARTA-FEIRA
Rodinha
Música – A canoa virou
Ouvir músicas em CD (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de jogar bolas
QUINTA-FEIRA
Rodinha
Música – Ciranda cirandinha
Ver vídeo (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de jogar bolas
SEXTA-FEIRA
Rodinha
Música – Samba Lelê
Histórinha com dedoches (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de montar blocos coloridos
SEGUNDA-FEIRA
Rodinha
Música - O sapo não lava o pé (A professora canta a música junto com a criança)
Histórinha com livro de pano para bebês (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de esconde-esconde com lençol
TERÇA-FEIRA
Rodinha
Música – Fui no Itororó
Histórinha com fantoches (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de rolar no colchonete
QUARTA-FEIRA
Rodinha
Música – A canoa virou
Ouvir músicas em CD (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de jogar bolas
QUINTA-FEIRA
Rodinha
Música – Ciranda cirandinha
Ver vídeo (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de jogar bolas
SEXTA-FEIRA
Rodinha
Música – Samba Lelê
Histórinha com dedoches (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de montar blocos coloridos
No Berçário também se aprende!! E através da brincadeira aprende-se
mais ainda, confira algumas dicas de brincadeiras para você colocar no seu plano de aula no berçário:
Brincadeiras para bebês do nascimento aos 3 meses –
Quem disse que recém nascidos não brincam??
* CRIANDO MOVIMENTOS *
. Os bebês adoram olhar para o rosto de alguém, principalmente de pessoas que amam
· Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão e a audição do bebê
Algumas idéias:
Ø Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca
Ø Pisque os olhos, faça contorções com a boca
Ø Faça sons com os lábios, finja tossir ou bocejar.
O que diz a pesquisa cerebral:
Quem disse que recém nascidos não brincam??
* CRIANDO MOVIMENTOS *
. Os bebês adoram olhar para o rosto de alguém, principalmente de pessoas que amam
· Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão e a audição do bebê
Algumas idéias:
Ø Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca
Ø Pisque os olhos, faça contorções com a boca
Ø Faça sons com os lábios, finja tossir ou bocejar.
O que diz a pesquisa cerebral:
Por
volta dos dois meses, os bebês conseguem distinguir os traços de um rosto.
* BRINCADEIRAS COM O CHOCALHO *
* BRINCADEIRAS COM O CHOCALHO *
Segure um
chocalho em frente ao bebê e agite-o delicadamente.
Ao sacudir o chocalho, cante uma música de louvor a Deus da qual goste.
Quando tiver certeza de que o bebe está olhando para o chocalho, mova-o lentamente para o lado e cante de novo o mesmo louvor.
Continue movendo o chocalho para lugares diferentes do quarto e veja se o bebê vira a cabeça na direção do som.
Coloque o chocalho na mão do bebê e cante o louvor de novo.
Os bebês adoram música e, mais tarde, quando estiverem prestes a falar, vão tentar imitar os sons que ouviram.
Ao sacudir o chocalho, cante uma música de louvor a Deus da qual goste.
Quando tiver certeza de que o bebe está olhando para o chocalho, mova-o lentamente para o lado e cante de novo o mesmo louvor.
Continue movendo o chocalho para lugares diferentes do quarto e veja se o bebê vira a cabeça na direção do som.
Coloque o chocalho na mão do bebê e cante o louvor de novo.
Os bebês adoram música e, mais tarde, quando estiverem prestes a falar, vão tentar imitar os sons que ouviram.
* QUEM É ESSE
BEBÊ? *
Sente-se na frente de um espelho com seu bebê no colo.
Diga: “quem é esse bebê?, acene com a mãozinha de seu bebê e diga: Oi bebê!
Pergunte: Onde está o pé do bebê? Acene com o pezinho dele e diga: Oi, pé!
Quem fez o pezinho do bebê? (falar o nome da criança), foi Deus!
Continue fazendo perguntas e mexendo em partes diferentes do corpo do bebê.
Encoste a cabeça na dele, faça tchauzinho, bata palmas, etc...
Sente-se na frente de um espelho com seu bebê no colo.
Diga: “quem é esse bebê?, acene com a mãozinha de seu bebê e diga: Oi bebê!
Pergunte: Onde está o pé do bebê? Acene com o pezinho dele e diga: Oi, pé!
Quem fez o pezinho do bebê? (falar o nome da criança), foi Deus!
Continue fazendo perguntas e mexendo em partes diferentes do corpo do bebê.
Encoste a cabeça na dele, faça tchauzinho, bata palmas, etc...
O que
diz a pesquisa cerebral:
Frases
curtas aceleram o desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem.
Atividades
para berçário 11° Trimestre Objetivo 1: Fortalecer os músculos do
corpo.Exercícios para o corpo 1.Objetivo especifico: Fortalecer os músculos do
corpo para desenvolver capacidades posturais.Recursos: Criança,
facilitador, exercícios, guizos e chocalhos.Descrição:
Braços e Pernas
Deite
o bebe de barriga para cima. Pegue-o suavemente pelos pés e mãos e faça flexões
e movimentos circulares com as pernas e braços.
Braços e abdômen
Ponha
o bebe deitado de barriga para cima, motive-o a agarrar seus polegares.
Levante-o suavemente e volte a deitá-lo.
Braços e tórax
Deite
o bebe de barriga para cima. Com delicadeza separe suas mãos na altura do
peito.Objetivo 2: Desenvolver diferentes capacidades posturais.Balanço o
corpo.Objetivo especifico:Desenvolver o equilíbrio e a confiança.Recursos:
Rimas.Descrição:Deite-se sobre uma superfície plana e sente o bebe no seu
peito. Segure-o com muito cuidado pelas
costas e cabeça e balance-o de maneira suave para os lados, para trás
e para frente.Repita a rima: e balance, balance, quero dançar com você,
alongando a ultima parte dela.Objetivo 3: Desenvolver a capacidade de segurar e
manusear objetos.Agarre, Agarre Objetivo especifico: Desenvolver a destreza de
dirigir a mão em direção a um objeto agarrá-lo.Recursos: Chocalhos, bonecos e
móbiles de berços.Descrição:Coloque o chocalho nas mãos da criança. Ela o
deixara cair em poucos segundos, pois ainda não controla os músculos vinculados
à tensão e relaxamento de suas mãos.Coloque um móbile sobre o berço da criança.
As cores, texturas e sons serão um grande estimulo para ela.2° Trimestre Objetivo
1: Fortalecer os músculos do corpo.Exercícios para o corpo 2.Objetivo
especifico: Fortalecer os músculos do corpo para desenvolver
capacidades posturais e motoras.Recursos: Guizos, brinquedos e
chocalhos.Descrição:
Braços e Pernas
Amarre
guizos nos pulsos e tornozelos do bebe. A curiosidade do som fará com que
acriança agite seus membros, fortalecendo assim suas pernas e braços.Puxe o
bebe suavemente pelas mãos, erguendo-o alguns poucos centímetros
Pernas
Sente-se no chão e sustente o bebe pegando-o pelas axilas,
até conseguir que as solas dos pés toquem o seu colo e se estiquem.Mantenha a
criança nessa posição, de pé, fazendo com que ela suporte seu Próprio peso.
Abdômen
Deite o bebe de barriga para cima. Apresente a ele um objeto
sonoro e chamativo a altura de suas pernas para que ele o chute.Entregue-lhe o
brinquedo e com delicadeza leve seus joelhos até o peito.
Músculos em geral
Coloque o bebe de barriga para baixo e deite-se o manusear
um objeto.Tire o objeto dele e movimente-o de um lado para o outro, para que
ele o siga com o olhar.Coloque o objeto alguns centímetros a sua frente para
que ele faça o esforço de se arrastar e tentar alcançá-lo.Objetivo 2:
Desenvolver diferentes capacidades posturais.Sentar-se Objetivo especifico:Desenvolver
o equilíbrio e a capacidade de sentar.Recursos:
Colchonetes.Descrição:Deite o bebe de barriga para cima, e nessa posição
recline-o e sente-o, puxando-o delicadamente pelas mãos.Combine a atividade
motora com frases como: upa, upa, para cima... upa,upa, para baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário